Imprimir

XVII Conferência Missionária na Primeira Igreja Presbiteriana de Roraima
Preletor: Pr. Carlos Garcia
Referência: Atos 17:16-34

Imprimir

O QUE É O VIVARTE?

O 1º VIVARTE é uma mostra de artes apresentações e exposições artísticas, inéditas ou não, com a participação das Igrejas Presbiterianas do Estado de Roraima. Todas as formas de arte são convidadas para se apresentarem.
Nesta 1ª edição haverá apresentações de canto, canto coral, música intrumentel (chorinho), declamação poética e exposição de poesias, fotos, crônicas, desenhos, artezanato em palito de picolé, e outras formas de arte.
Nas próximas edições espera-se a relização de oficinas de artes nas suas diversas modalidades e a realização num local com espaço cênico profissional.

Imprimir

Video da apresentação do coral no domingo de ceia dia 3 de novembro de 2013

Imprimir



OBJETIVOS DO GRUPO
1.    Glorificar a Deus;
2.    Edificar a igreja;
3.    Evangelizar os perdidos;
4.    Usar nossa vida, nosso corpo e o teatro, para expressar o amor, o perdão, a salvação de Cristo.
5.    Atrair as pessoas que gostam de artes, para através desta, conhecerem a salvação em Cristo.
6.    Aperfeiçoar-se cada vez mais no dom que recebemos.


METODOLOGIA DE AÇÃO DO GRUPO
Ensaio semanal ou quinzenal. Com apresentações na igreja local em datas especiais, servindo aos ministérios e projetos da igreja. Apresentações em lugares fora da igreja, realizando a evangelização dos perdidos. Realização de oficinas de artes cênicas, quando for solicitado.

HISTÓRICO DO GRUPO
Nasceu no Natal de 1988, ainda sem nome oficial, tendo como 1º apoiador o Pr. Josué Araújo, e idealizado pelo irmão Aldair Ribeiro dos Santos. Em março de 1990, o grupo foi batizado com o nome oficial de “Grupo Alma Viva” (GAV), apoiado desta vez pelo Pr. Alfredo de Souza. O nome veio da passagem de Gênesis 2:7: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Era intenção do grupo, ser o sopro do Espírito de Deus para cumprir a sua glória no mundo.
Numa época em que as igrejas de Roraima consideravam “teatro” como “pecado” e “coisa do mundo”, o GAV inovou trabalhando o teatro como um MINISTÉRIO da igreja local, não como passatempo para os jovens, realizando treinamentos e simpósios, alem de muitas apresentações, talvez centenas.
No ano de 2000 foi o “fim” oficial da primeira fase do grupo, depois de 10 anos de atividades. Nesse período de 10 anos foram produzidos 33 trabalhos de teatro, incluindo peças faladas, jogral dramatizado, pantomimas,  monólogos, musicais coreografados, cantatas, coreografias solo, sendo a maior parte criações do próprio grupo. Calcula-se que nesse período tenham passado cerca de 50 pessoas pelo grupo, muitos dos quais estão na igreja já com suas famílias constituídas e outros foram para outros estados, levando as peças do nosso grupo.
De 2001 a 2010, o grupo não existiu oficialmente, mas havia produções de teatro aqui e ali em épocas e datas especiais.



Em 2011 foi o início da segunda fase, com a ressurreição do grupo, com o nome de “Grupo Cênico Alma Viva”. Estreamos com uma peça evangelística inédita e própria (“QUANDO CAEM AS MÁSCARAS”) na progamação da União de Mocidade Presbiterian (“A noite como uma criança”). Nesse ano também auxiliamos a Escola Bíbica Dominical com tetaro de fantoches e terminamos com uma grande participação na cantata de natal juntamente com o coral Novo Canto.
No ano de 2012, o grupo produziu e apresentou as seguites peças: “inal DOS TEMPOS” (acampamento), “O GRANDE DESAFIO” (sobre a vida do profeta Elias – no acampamento Serra Grande), “O CHAMADO” (missões), “A MÃE ESQUECIDA” (fantoches – dia das mães), “O robô pai “(dia dos pais). Terminando o ano com uma participação na cantata de Natal das crianças.


PEDIDOS DE ORAÇÃO DO GRUPO
1.    Que cada membro do grupo ame a Deus em espírito e em verdade, com integridade de coração e vida.
2.    Que cada membro cultive intimidade com Deus no temor do Senhor.
3.    Que Deus envie mais pessoas ao grupo, pessoas crentes de verdade e com o desejo de realizar servico abnegado.
4.    Que Deus nos dê as melhores ideias de peças, aquelas que vão suprir as necessidades espirituais da igreja e do mundo.
5.    Que não nos falte recursos para a aquisição dos materiais.
6.    Agradecer a Deus por Ele utilizar um recurso tão maravilhoso e impactante como o teatro, para glorificar o Seu nome e ainda utilizando instrumentos tão frágeis como nós.
7.    Agradecer a Deus por tudo o que Ele já fez através deste ministério em nossa igreja.

CONTATOS:
Igreja: (95) 3224 2330
Handerson Maitá Freire – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aldair Ribeiro dos Santos - (95)9964 1934, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

DIRETORIA DO GRUPO – 2013
Presidente:
Handerson Maitá Freire

Vice Presidente:
Michel Marques da Silva

Diretor de ensaios:
Aldair Ribeiro dos Santos

Tesoureiro:
Emely Trajano Menezes

Secretária:
Alessandra Nogueira Lima

Imprimir
  UPA (União Presbiteriana de Adolescentes)

 

A UPA é a União Presbiteriana de Adolescentes. É uma Sociedade Interna da Igreja Presbiteriana do Brasil, que congrega seus sócios adolescentes de 12 a 17 anos, sob a supervisão, orientação e superintendência do Conselho da Igreja, com o qual se relacionarão por meio de conselheiros.

QUAIS OS OBJETIVOS DA UPA?
1.    Servir a Deus e ao próximo;
2.    Promover a plena integração dos membros da Igreja, especialmente os adolescentes, através de treinamento básico na vida cristã e da dinâmica denominacional, em todos os seus aspectos;
3.    Incentivar o cultivo sadio das atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas;
4.    Cooperar com a igreja, como parte integrante dela, em todas as suas atividades;

QUAL O TEMA DA UPA PARA O ANO DE 2013?
Tema: “Vos sois o sal da terra e a luz do mundo!”
Objetivo: Conscientizar cada adolescente do significado do seu papel no mundo, instruindo-os em como ser sal da terra e luz do mundo
Texto base: Mateus 5.13-16.

QUAL A METODOLOGIA DA UPA?
A UPA promove atividades próprias para a fase da adolescência nas áreas de Espiritualidade, Ação Social, Cultura e Artes, Esporte e Recreação, Comunicação e Marketing, Evangelização e Missões, sempre com os objetivos de fazer com que cada adolescente, cresça espiritual, exercite e fortaleça a sua fé, para glorificar a Deus e servir à igreja.  A principal atividade da UPA é o CB – Clube Bíblico, realizado mensalmente na casa de membros. Além disso a UPA promove acampamentos, visitas a abrigos infantis e de idosos e outras atividades missionárias e de misericórdia.

Acesse o calendário da UPA 2013 AQUI

QUEM SÃO MEMBROS DA UPA?
Os membros da UPA são todos os adolescentes da igreja, na faixa etária entre 12 e 17 anos. Aos 18 anos, o adolescente ainda pode ficar na UPA por um ano, depois disso, vai para outra sociedade, a UMP (Mocidade).

QUAL O MOTO DA UPA?
O moto é como se fosse um lema, expressa tudo que UPA deve ser em uma estrofe de quatro versos:
“Ao Mestre sejamos fiéis,
Nas trevas sejamos luz,
Nas lutas sejamos fortes,
Servindo ao Senhor Jesus.”

COMO POSSO AJUDAR A UPA?
Participando! Precisamos de colaboradores em todas as áreas: para transportar os adolescentes em carros, fazer compras, prepara comida, elaborar brincadeiras, ministrar estudos, ser conselheiro, fazer visitas, ser ofertante mantenedor da UPA, ser intercessor.


PEDIDOS DE ORAÇÃO DA UPA
1.    Que cada adolescente se converta e entregue sua vida a Cristo.
2.    Que cada adolescente cresça espiritualmente para que seja um adulto que sirva a Deus fielmente.
3.    Que haja compreensão e companheirismo entre os adolescentes e seus pais.
4.    Que os pais participem mais da vida dos adolescentes e apoiem todas as atividades da UPA.
5.    Que cada mãe e pai sejam o melhor exemplo dedicação ao Senhor, que o adolescente possa ter.
6.    Que Deus abençoe a diretoria da UPA e seus conselheiros.
7.    Agradecer a Deus o que Ele já fez, visto que temos vários jovens, hoje fiéis, que já passaram pela UPA.   


CONTATOS:
Igreja: (95) 3224 2330
Aldair Ribeiro dos Santos - (95)9964 1934, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Renata Gonçalves Santos – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

DIRETORIA DA UPA - 2013
Presidente:
Verônica Gonçalves Santos

Vice Presidente:
Gideon Serique

Tesoureiro:
João Vitor

1º. Secretária:
Débora Gonçalves Garcia

2ª Secretária:
Íris Farias

Conselheiros diretos:
Aldair Ribeiro dos Santos
Renata Gonçalves Santos

Conselheiros perante o Conselho da Igreja:
Gercino Ramos da Silva Filho

Representantes perante a Federação da UPA no Presbitério de Roraima
Débora Gonçalves Garcia
Gideon Serique

TOP